Área de Integração

Caracterização da Disciplina

A Área de Integração surge em 1990, no qaudro da componente sociocultural dos currículos de formação de nível 3 das escolas profissionais. A sua designação remete-nos, desde logo, para uma ideia de transversalidade e encontro de conhecimentos de diferentes áreas disciplinares, disponíveis para serem aplicados numa melhor compreensão do mundo contemporâneo. Tal objectivo gerou a necessidade de construir um programa que favorecesse simultaneamente a aquisição de saberes oríundos das ciências sociais e da reflexão filosófica e o desenvolvimento de competências capacitantes para a inserção na vida social e num mercado de trabalho em evolução e transformação. Trata-se de dar corpo a um conjunto de propostas que, assentes em contextos científicos e culturais, desenvolvessem nos alunos curiosidade, iniciativa, criatividade no encontro de soluções, responsabilidade na realização de projectos, sentido de cooperação na partilha de processos e produtos. Finalmente, dada a diversidade de cursos a que se destinava, havia que dotar o programa de grande adaptabilidade.

Decorridos mais de 10 anos, os objectivos da Área de Integração permanecem. Hoje, há que repensar o programa nos seus conteúdos, reformular o modo como se apresentam ao seu público e, muito particularmente, inserir nas suas propostas os grandes progressos da última década: as novas tecnologias de comunicação e informação que ampliam incomensuravelmente a possibilidade de saber e de agir, abrindo novas dimensões à vida pessoal e social.

 

Competências a Desenvolver

Tendo em vista a formação sociocultural de jovens que tendencialmente virão a inserir-se num mercado de trabalho como quadros intermédios, o programa visa favorecer o desenvolvimente de competências que proporcionem uma socialização laboral na qual as tecnologias, o trabalho em equipa, a decisaão participada e o empreendedorismo indiviaual assumem importância decisiva.

Para dar corpo ao desenvolvimento de competências como iniciativa, autonomia, criticidade, integração e utilização criativa de saberes, o programa deve ser interpretado como um todo indissociável de que fazem parte a aquisição de conhecimentos culturais/científicos. Importância idêntica é, assim, atribuída aos objectivos de aprendizagem, às situações de aprendizagem/avaliação e à criação dos recursos a seleccionar. A forma por que se optou é significativa da intenção de paridade entre saber e procedimentos.

Em síntese, com este programa pretende-se, essencialmente, desenvolver a capaciadade de integrar conhecimentos de diferentes áreas disciplinares, aproximar estes conhecimentos de experiências de vida dos alunos e aplicá-los a uma melhor compreensão e acção sobre o mundo contemporâneo.

Elenco Modular

  Módulos
Temas-problema
ÁREA 1 - A PESSOA

1.1- A construção do conhecimento ou o fogo do Prometeu

1.2- Pessoa e cultura
1.3- A comunicação e a construção do indivíduo
2.1- Estrutura familiar e dinâmica social
2.2- A construção do social
2.3- A construção da democracia
3.1- O Homem e a Terra
3.2- Filhos do Sol
3.3- Homem-Natureza: uma relação sustentável?
 
ÁREA 2 - A SOCIEDADE 4.1- A identidade regional
4.2- A região e o espaço nacional
4.3- Desequilíbrios regionais
5.1- A integração no espaço europeu
5.2- A cidadania europeia
5.3- A cooperação transfronteiriça.
6.1- O trabalho, a sua evolução e estatuto no Ocidente.
6.2- O desenvolvimento de novas atitudes no trabalho e o emprego: o empreendedorismo.
6.3- A s organizações do trabalho.
 
ÁREA 3 - O MUNDO 7.1- Cultura Global ou Globalização ds Culturas?
7.2- Um desafio global: o desenvolvimento sustentável?
7.3- O papel das organizações internacionais?
8.1- Das Economias mundo à Economia global
8.2- Da multiplicidade dos saberes à Ciência como construção racional do real.
8.3- De Alexandria à era digital: a difusão do conhecimento através dos seus suportes.
9.1- Os fins e os meios: que Ética para a vida humana?
9.2- A formação da sensibilidade culturale a transfiguração da eperiência: a Estética.
9.3- A experiência religiosa como afirmação do espaço espiritual no undo.

 

 

Área de Integração

Com este trabalho pretendemos explorar mais os nossos conhecimentos acerca das regiões de Portugal nomeadamente o Algarve!