Física e Quimica

Caraterização da disciplina 

 A Componente Cientifica é constituida , emcada curso porfissional,por duas ou três disciplinas que proporcionam  uma formação cientifica de base que corresponde , simultaneamente , às exigências de um nivel secundário de educação  e de uma qualificação profissional de nivel 3.

 

A disciplina de Fisica e Quimica ,duas áreas estruturantes das ciências experimentais , integra aquela componente em cursos de várias familias profisionais ,com uma carga horária total de 200,150 ou 100 horas. Acresce que , alguns cursos podem contemplar apenas uma daquelas areas, assumindo a disciplina, nestes casos, a designação de Fisica ou de Quimica , quando exclusivamente integra módulos de uma ou outra destas áreas.

  

Assim, o programa, segundo o modelo curricular dos cursos profissionais , foi estruturado em módulos ,aos quais se podem acrescentar determinadas extensões que, no conjunto , excedem a carga horária máxima prevista nos planos  curriculares ,possibilitando , por um lado , uma maior ou menor énfase na Fisica ou na Quimica, e por outro , a diversificação dos conteúdos, em função das saidas profissionais a que os cursos dão acesso.

 

Deste modo, a componente de Fisica contempla um total de seis módulos (de F1 a F6) e , a componente de Quimica , um total de sete módulos (de Q1 a Q7) , sendo que alguns módulos de cada componente contemplam extensões , notadas por E.Fx ou E.Qx, em que x é o número do módulo a que se reporta a extensão , por forma a facilitar a referida diversificação curricular.

Competências a Desenvolver

Através desta disciplina, os alunos poderão desenvolver aprendizagens importantes no que respeita à formação no domínio da Ciência, mas que a extravasam largamentos por se inserirem num quadro mais vasto de Educação para a Cidanania Democrática. São elas:

  • Compreender o contributo das diferentes disciplinas para a construção do conhecimento científico e o modo como se articulam entre si;

  • Desenvolver a capacidade de seleccionar, analisar, avaliar de modo crítico, informações em situações concretas;

  • Desenvolver capacidades de trabalho em grupo: confrontação de ideias, classificação de pontos de vista, argumentação e contra_argumentação na resolução de tarefas, com vista à apresentação de um produto final;

  • Desenvolver capacidades de comunicação de ideias oralmente e por escrito;

  • Ser crítico e apresentar posições fundamentadas quanto à defesa e melhoria da qualidade de vida e do ambiente;

  • Desenvolver o gosto por aprender.

 

  Elenco Modular

Física

Número Designação Duração de 
referência
(horas)
F1 Forças e Movimentos 21
E1.F1 Estática 9
E2.F1 Trabalho e Energia 6
E3.F1 Máquinas Simples 24
F2 Hidroestática e Hidrodinâmica 21
F3 Luz e Fontes de Luz 12
E1.F3 Óptica Geométrica 18
E2.F3 Óptica Ondulatória e Óptica Quântica 9
F4 Circuitos Elétricos 18
E.F4 Circuitos Elétricos de Corrente Alternada 36
F5 Termodinâmica 21
F6 Som 18
E.F6 Som e Música 12

Química

Número Designação Duração de 
referência 
(horas)
Q1 Estrutura Atómica. Tabela Periódica. Ligação Química. 18
E.Q1 Modelação Quântico para o Atómo 9
Q2 Soluções 18
E.Q2 Colóides e Suspensões 6
Q3 Reacções Químicas. Equilíbrio Químico Homogéneo. 18
E.Q3 Equilíbrio Químico Heterogéneo 6
Q4 Equilíbrio de Ácido-base 18
E.Q4 Titulações Ácido-base 6
Q5 Equilíbrio de Oxidação-redução 18
E.Q5 Electroquímica 12
Q6 Estado Físico das Substâncias e Interações Moleculares.
Estado Gasoso.
18
Q7 Compostos Orgânicos. Reacções Químicas. 18
E1.Q7 Polímeros e Materiais Poliméricos 9
E2.Q7 Ligas Metálicas. Materiais Cerâmicos e Compósitos. 9