Português

Caraterização

A disciplina de Português integra-se na Componente de Formação Sociocultural sendo,por isso, comum a todos os cursos. Visa a aquisição de um corpo de conhecimentos e o desenvolvimento progressivo de competências que capacitem os jovens para a reflexão e o uso da língua materna. Assim, a aula de Português deve desenvolver os mecanismos cognitivos essenciais ao conhecimento explicito da lingua bem como incentivar uma comunicação oral e escrita  eficaz ,preparando a inserção plena do aluno na vida social e profissional , promovendo a educação para a cidadania , contribuindo para a formação de um bom utilizador da lingua , habilitando-o a ser um comunicador com sucesso e um conhecedor  do seu  modo de funcionamento , sujeito que se estrutura que constrói a sua identidade através da linguagem para poder  agir com e sobre os outros,interagindo.

 Esta disciplina permitirá também que, no final do curso , o aluno seja capaz de interagir, oralmente e por escrito ,receptiva e produtivamente , de forma adequada , nas situações de comunicação dos dominios gregários, transaccional e educativo, fundamentais pata uma integração plena na sociedade, nomeadamente na resolução de questões da vida quotidiana.

 Saber ouvir e compreender e saber expressar as suas opinões ,receios,vontade ,sentimentos,é vital para assegurar uma boa participação na sociedade em que estamos inseridos. Importa ,pois,educar para a compreensão mútua entre interlocutores , condição  primordial do agir comum. Neste sentido ,reveste-se de particular importância promover a produção de textos orais e escritos adequados aos contextos comunicativos em que eles se realizam  ,tendo em consideração todos os elementos intervenientes ,designadamente os referentes a espaços ,interlocutores,tipos de textos, realização linguisticas e estratégicas de comunicação.

 A  aula de Português deve ser, pela especificidade da disciplina ,um  espaço de transverdalidade cultural e linguística , na sua condição  de suporte estruturalmente integrado nos outros saberes. Exige,pois, um investimento significativo ma promoção de situações de aprendizagem que efectivamente desenvolvam os conhecimentos e as aptidões , linguísticas dos alunos e aperfeiçoem técnicas e instrumentos concebidos numa perspectiva multidimensional , integradora e transdisciplina.

A aula de lingua materna deve ser, fundamentalmente, orientada para a consciência e fruição integral da lingua. 

Competências a Desenvolver

As competências nucleares da disciplina são as seguintes: Compreensão Oral, Expressao Oral, Expressão Escrita, Leitura e Funcionamento da Língua. O programa desenvolve-se em torno destas competências estratégica e a formação dos alunos para a cidadania, trasversais ao currículo.

O desenvolvimento das competências nucleares, necessário à formação dos alunos para uma cidadania plena, pressupôe e exige um conhecimento, uma consciência linguística e uma dimensão estética da linguagem e assenta num modelo de comunicação, entendido enquanto acção, com duas competências em interação: a de comunicação e a estratégica.

A competência de comunicação compreende as competências linguísticas, discursiva/textual, o sociolinguística e estratégica. A escola deverá promover, no âmbito da consciência linguística, o conhecimento do vocabulário, da morfologia, da sintaxe e da fonologia/ortografia; no que respeita a competência discursiva/textual, o conhecimento das convenções que subjazem à produção de textos orais ou escritos que cumpram as propriedades da textualidade; quanto à competência sociolinguística, o conhecimento das regras socias para contextualizar e interpretar os elementos linguísticos e discursios/textuais; em relação á competência estratégica, o uso de mecanismos de comunicação verbais ou não verbais como meios compensatórios para manter a comunicação e produzir efeitos retóricos.

A competência estratégica, transversal ao currículo, envolve saberes procedimentos e contextuais (saber como se faz, onde, quando e com que meios) que fazem do aluno um sujeito activo e progressivamente mais autónomo no processo de organização da informação (apontamentos de ficheiros; conhecimentos sobre a utilização de instrumentos de análise, processadores de texto e bases de dados, correio electrónico e produção de registos áudio e vídeo.

A formação dos alunos para a cidadania, competências transversal ao currículo, é também uma competência do Português, já que a sua inserção plena e consciente como cidadão passa por uma compreensão e produção adequada das funções, instrumental, reguladora, interaccional, heurística e imaginativa da linguagem. A tomada de consciência da personalidade própria e dos outros, a participação na vida da comunidade, o desenvolvimento de um espírito crítico, a construção de uma identidade pessoal, social e cultural instituem-se como eixos fundamentais nesta competência. Estes factores implicam a promoção de valores e atitudes conducentes ao exercício de uma cidadania responsável num mundo em permanente mutação, onde o indivíduo deve afirmar a sua personalidade sem deixar de aceitar e respeitar a dos outros, conhecer e reivindicar os seus direitos, sem deixar de conhecer e cumprir os seus deveres. Trata-se, em suma, de levar o indivíduo-aluno a saber viver bem consigo e com os outros.

Elenco Modular

Número Designação Duração de 
referência
(horas)
1 Textos de Carácter Autobiográfico 30
2 Textos Expressivos e Criativos e Textos Poéticos 24
3 Textos dos Media 1 24
4 Textos Narrativos/Descritivos 1 27
5 Textos dos Media 2 21
6 Textos Argumentativos 27
7 Textos de Teatro 1 24
8 Textos Narrativos/Descritivos e Textos Líricos 36
9 Textos Líricos 24
10 Textos épicos e Textos épico-lírico 36
11 Textos de Teatro 2 21
12 Textos Narrativos/Descritivos 2 24