Educação Física
Caracterização da Disciplina
A disciplina de Educação Física tem hoje, no quadro do sistema educativo português, um papel fundamental no processo de desenvolvimento da criança e do jovem já que se mantém no currículo de todos os alunos ao longo do ensino básico e do ensino secundário.
Tal facto acarreta responsabilidade acrescidas, para todos os intervenientes, já que a progressão, consolidação e ampliação dos efeitos desta área curricular não podem permanecer indiferentes a esee processo de continuidade.
Existe um conjunto de factores que afectam esse processo, alguns dos quais não são directamente controlados pelos docentes enquanto responsáveis últimos do processo educativo, como é o caso da qualidade e adequação das instalações para a Educação Física.
Outros factores não esgotaram ainda todas as suas virtualidadesna melhoria da qualidade da disciplina, como é o caso dos Programas de Educação Física elaborados no âmbito da reforma educativa de finais dos anos oitenta e princípios de noventa, como tem sido reconhecido pelas várias entidades envolvidas na revisão curricualr em curso.
A construção integrada dos programas do ensino básico e secundário, permitindo um processo relativamente estabilizado da articulação vertical e horizontal, forneceu-lhes uma consistência que, aliada a um conjunto de decisões estratégicas e de ampla participação de diferentes sectores do mundo das actividades físicas e desportivas, lhes permitiu atravessar o tempo sem desgaste nem significativa desactualização.
Assim sendo, o programa resultante da revisão curricular operada no ensino secundário, no quadro desta área disciplinar, para os cursos científico-humanísticos, tecnológicos e artísticos especializados , reflecte esta filosofia de ordem genérica e transversal, tendo-se procedido apenas a pequenos ajustamentos ao programa até ai em vigor.
O presente programa constitui-se como mais um elo nesta composição curricular, sofrendo as influências das decisões já anteriormente tomadas, mas igualmente fornecendo novos motivos de reflexão e de enriquecimento, por forma a corresponder aos contornos específicos que a disciplina, inscrita pela primeira vez na matriz curricular dso cursos profissionais, exige, nomeadamente, a organização modular e a menor carga horária relativamente aos restantes cursos de nível secundário.
Competências a Desenvolver
Os objectivos que sintezam as competências a desenvolver, no ciclo de formação, organizam-se em três subconjuntos: um que traduz os objectivos a todas as áreas consideradas, outro que se refere às áreas consideradas obrigatórias, e ainda outro, relativo às áreas de opção dos alunos.
Objectivos comuns a todas as áreas
1.Participar activamente em todas as situações e procurar o êxito pessoal e do grupo:
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relacionando-se com cordialidade e respeito pelos seus companheiros, quer no papel de parceiros quer no de adversários;
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aceitando o apoio dos companheiros nos esforços de aperfeiçoamento próprio, bem como as opções do(s) outro(s) e as dificuldades reveladas por ele(s);
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interessando-se e apoiando os esforços dos companheiros com oportunidades, promovendo a entreajuda para favorecer o aperfeiçoamento e satisfação própria e do(s) outro(s);
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cooperando nas situações de aprendizagem e de organização, escolhendo as acções favoráveis ao êxito, segurança e bom ambiente relacional na actividade da turma;
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apresentando iniciativas e propostas pessoais de desenvolvimento da actividade individual e do grupo, considerando as que são apresentadas pelos companheiros com interesse e objectividade;
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assumindo compromissos e responsabilidades de organização e preparação das actividades individuais e/ou de grupo, cumprindo com empenho e brio as tarefas inerentes;
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combinando com os companheiros decisões e tarefas de grupo com equidade e respeito pelas exigências e possibilidades individuais.
2. Analisar e interpretar a realização das actividades físicas seleccionadas, aplicando os conhecimentos sobre técnica, organização e participação, ética desportiva, etc.
3. Interpretar crítica e correctamente os acontecimentos no universo das actividades físicas, interpretando a sua prática e respectivas condições como factores de elevação cultural dos praticantes e da comunidade em geral.
4. Indentificar e interpretar os fenómenos da industrialização, urbanismo e poluição como factores limitativos das possibilidades de prática das actividades físicas e da aptidão física e da saúde das populações.
5. Conhecer e interpretar os factores de saúde e risco associados à prática das actividades físicas e aplicar regras de higiene e de segurança.
6. Conhecer e aplicar diersos processos de elevação e manutenção da condição física de uma forma autónoma no seu quotidiano, perspectiva da saúd, qualidade de vida e bem-estar.
7. Elevar o nível funcional das capacidades condicionais e coordenativas gerais, particularmente de resistências geral de longa e média duração, da força resistente, da força rápida, da flexibilidade, da velocidade de reação simples e complexa, da execução, de deslocamento e de resistÊncia, e das destrezas geral e específica.
Elenco Modular
MÓDULOS | ESPECIFICAÇÃO | DURAÇÃO |
JDC 1 | O nível Introdução de Voleibol ou Andebol ou Futebol ou Basquetebol. |
Não superirior a 1 ano |
JDC 2 | O nível Intrudução de outro jogo que não o seleccionado no módulo anterior. | Não superior a 1 ano |
JDC 3 | O nível Elementar de Voleibol ou Andebol ou Futebol ou Basquetebol. | Não superior a 1 ano |
GINÁSTICA 1 | O nível Introdução da Ginástica de Solo e o nível Introdução de um aparelho da Ginástica de Aparelhos. | Não superiror a 1 ano |
GINÁSTICA 2 | O nível Elementar da Ginástica de Solo e o nível de Introdução de outro aparelho da Ginástica de Aparelhos. | Não superiro a 1ano |
GINÁSTICA 3 | O nível Introdução da Ginástica Acrobática. | Não superior a 1 ano |
ATL RAQ/PAT 1 | O nível Introdução do Atletismo ou de um Desporto de Raquetas ou da Patinagem. | Não superior a 1 ano |
ATL RAQ/PAT 2 | O nível Introdução de outra matéria não seleccionada no módulo anterior. | Não superior a 1 ano |
ACT.EXPL.NAT. | O nível Intodução de uma matéria das Actividades de Exploração da Natureza. | Não superior a 1 ano |
DANÇA 1 | Uma dança do nível Introdução das Danças Sociais ou das Tradicionais Portugesas. | Não superior a 1 ano |
DANÇA 2 | Outra dança do nível Introdução das Danças Sociasi ou das Tradicionais Portuguesas. | Não superior a 1 ano |
DANÇA 3 | Uma dança do nível Elementar das Danças Sociais ou das Tradicionais Portuguesas. | Não superior a 1 ano |
APTIDÃO FÍSICA | Resistências, força, velocidade , flexibilidade e destreza geral. | 3 Anos |
ACT.FIS/CONTEXTOS E SAÚDE 1 |
Objectivos 1, 2 e 3 específicados na parte 2 do programa. | Não superior a 1 ano |
ACT.FIS/CONTEXTOS E SAÚDE 2 |
Objectivos 4 e 5 especificados na parte 2 do programa. | Não superior a 1 ano |
ACT.FIS/CONTEXTOS E SAÚDE 3 |
Objectivos 6 e 7 especificados na parte 2 do programa. | Não superior a 1 ano |