Física e Quimica
Caraterização da disciplina
A Componente Cientifica é constituida , emcada curso porfissional,por duas ou três disciplinas que proporcionam uma formação cientifica de base que corresponde , simultaneamente , às exigências de um nivel secundário de educação e de uma qualificação profissional de nivel 3.
A disciplina de Fisica e Quimica ,duas áreas estruturantes das ciências experimentais , integra aquela componente em cursos de várias familias profisionais ,com uma carga horária total de 200,150 ou 100 horas. Acresce que , alguns cursos podem contemplar apenas uma daquelas areas, assumindo a disciplina, nestes casos, a designação de Fisica ou de Quimica , quando exclusivamente integra módulos de uma ou outra destas áreas.
Assim, o programa, segundo o modelo curricular dos cursos profissionais , foi estruturado em módulos ,aos quais se podem acrescentar determinadas extensões que, no conjunto , excedem a carga horária máxima prevista nos planos curriculares ,possibilitando , por um lado , uma maior ou menor énfase na Fisica ou na Quimica, e por outro , a diversificação dos conteúdos, em função das saidas profissionais a que os cursos dão acesso.
Deste modo, a componente de Fisica contempla um total de seis módulos (de F1 a F6) e , a componente de Quimica , um total de sete módulos (de Q1 a Q7) , sendo que alguns módulos de cada componente contemplam extensões , notadas por E.Fx ou E.Qx, em que x é o número do módulo a que se reporta a extensão , por forma a facilitar a referida diversificação curricular.
Competências a Desenvolver
Através desta disciplina, os alunos poderão desenvolver aprendizagens importantes no que respeita à formação no domínio da Ciência, mas que a extravasam largamentos por se inserirem num quadro mais vasto de Educação para a Cidanania Democrática. São elas:
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Compreender o contributo das diferentes disciplinas para a construção do conhecimento científico e o modo como se articulam entre si;
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Desenvolver a capacidade de seleccionar, analisar, avaliar de modo crítico, informações em situações concretas;
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Desenvolver capacidades de trabalho em grupo: confrontação de ideias, classificação de pontos de vista, argumentação e contra_argumentação na resolução de tarefas, com vista à apresentação de um produto final;
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Desenvolver capacidades de comunicação de ideias oralmente e por escrito;
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Ser crítico e apresentar posições fundamentadas quanto à defesa e melhoria da qualidade de vida e do ambiente;
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Desenvolver o gosto por aprender.
Elenco Modular
Física
Número | Designação | Duração de referência (horas) |
F1 | Forças e Movimentos | 21 |
E1.F1 | Estática | 9 |
E2.F1 | Trabalho e Energia | 6 |
E3.F1 | Máquinas Simples | 24 |
F2 | Hidroestática e Hidrodinâmica | 21 |
F3 | Luz e Fontes de Luz | 12 |
E1.F3 | Óptica Geométrica | 18 |
E2.F3 | Óptica Ondulatória e Óptica Quântica | 9 |
F4 | Circuitos Elétricos | 18 |
E.F4 | Circuitos Elétricos de Corrente Alternada | 36 |
F5 | Termodinâmica | 21 |
F6 | Som | 18 |
E.F6 | Som e Música | 12 |
Química
Número | Designação | Duração de referência (horas) |
Q1 | Estrutura Atómica. Tabela Periódica. Ligação Química. | 18 |
E.Q1 | Modelação Quântico para o Atómo | 9 |
Q2 | Soluções | 18 |
E.Q2 | Colóides e Suspensões | 6 |
Q3 | Reacções Químicas. Equilíbrio Químico Homogéneo. | 18 |
E.Q3 | Equilíbrio Químico Heterogéneo | 6 |
Q4 | Equilíbrio de Ácido-base | 18 |
E.Q4 | Titulações Ácido-base | 6 |
Q5 | Equilíbrio de Oxidação-redução | 18 |
E.Q5 | Electroquímica | 12 |
Q6 | Estado Físico das Substâncias e Interações Moleculares. Estado Gasoso. |
18 |
Q7 | Compostos Orgânicos. Reacções Químicas. | 18 |
E1.Q7 | Polímeros e Materiais Poliméricos | 9 |
E2.Q7 | Ligas Metálicas. Materiais Cerâmicos e Compósitos. | 9 |