Inglês

 

Caraterização da Disciplina

No contexto de uma Europa plurilingue e pluricultural, o acesso a várias línguas torna-se cada vez mais valioso para os cidadãos europeus, não só como requisito para a comunicação com os outros mas também como fundamento-base de educação cívica, democrática e humana. No contexto escolar, a aprendizagem de línguas assume, assim, um papel relevante na formação integral dos alunos, não apenas no que diz respeito aos processos de aquisição dos saberes curriculares, como também na construção de uma educação para a cidadania. Com efeito, a aprendizagem delínguas inscreve-se num processo mais vasto, que ultrapassa a mera competência linguística, englobando aspectos ligados ao desenvolvimento pessoal e social dos alunos, levando-os a construir a sua identidade através do contacto com outras línguas e culturas. Aprender línguas favorece o desenvolvimento de uma postura questionante, analítica e crítica, face à realidade, concorrendo para a formação de cidadãos activos, intervenientes e autónomos.

Componente activa da pluralidade linguística e cultural europeia, a língua inglesa tem vindo a adquirir o estatuto de primeira língua na comunicação mundial: na comunidade negocial, nas tecnologias globais de informação, na ciência e na divulgação científica, de entre outras. As questões relacionadas com o que ensinar em termos de língua e cultura têm-se assim complexificado pelo facto de o inglês assumir esse estatuto e ainda pela descentração no que respeita às suas duas principais realizações: o inglês americano e o inglês britânico. Adopta-se neste programa uma visão abrangente da língua de comunicação internacional.

Tal opção requer que aos alunossejam facultadas opurtunidades de contacto com realidades linguísticas  e culturais diversificadas, de modo a ssegurar o desenvolvimento integrado das competências comunicativa e sociocultural para a cidadania e de abertura e respeito pela diferença. A ssim, este programa resulta do ajustamento do programa de inglês de nível de continuação de Língua Estrangeira 1 ou 2 dos cursos científico-humanísticos, tecnológicos e artísticos especializados ao modelo curricular dos cursos profissionais, garantindo aos alunos uma formação geral comum.

Competências a Desenvolver

Os módulos apresentados orientam-se para o desenvolvimento de competências gerais(saber, saber fazer, saber ser e saber aprender) e de competências específicas que interagem na aquisição de uma competência comunicativa: liunguística, pragmática e sociolinguística. A competência integra-se nas competências gerais a promover no aluno, apelando ao desenvolvimento de conhecimentos(gerais, acerca do mundo; socioculturais onde a língua-alvo é falada), capacidades e atitudes, que permitem ao aluno interagir com os outeos, independentemente das fronteiras linguístico-culturais, relacionando-se com falantes de outras línguas e demonstração abertura e respeito pelos seus valores e práticas.

A componente sociolinguística, relacionada com a vertente sociocultural da competência comunicativa - e que releva da consciência das convenções sociais que regem as interacções comunicativas entre representantes de diferentes comunidades culturais (regras de convivência social, normas que governam as relações entre gerações, sexos, grupos e classes sociais, etc.) - subjaz às componentes linguística e pragmática. Por sua vez, a componente linguística desdobra-se em competência lexica, competência gramatical, competência semântica e competência fonológica, reportando-seàs dimensões da língua como sistema. A componente pragmática divide-se em competências discursiva e em competência funcional/estratégica, associando-se à utilização são susceptíveis de variar de acordo com os tipos de texto e com contextos específicos de interação.

Neste pressuposto, e em articulação com as competências gerais e específicas constantes do Quadro Europeu Comum de Referência, foi perspectivado um núcleo de competêncais de uso de língua, bem como um conjunto de competências de carácter sociocultural e de aprendizagem, que deverão ser desenvolvidas de forma articulada  ao longo do ciclo modualr. O aprendente mobiliza este capital de competências,e entendidas como conhecimentos, capcaidades e atitudes, sempre que se envolve em interações comunicativas que impliquem o uso da língua.

Elenco Modular

Número Designação Duração de
referência
(horas)
1 Eu e o Mundo Profissional 27
2 Um Mundo de Muitas Línguas 24
3 O Mundo Tecnológico 24
4 Os Média e a Comunicação Global 24
5 Os Jovens na Era Global 24
6 O Mundo à Nossa Volta 24
7 Os Jovens e o Consumo 24
8 O mundo do Trabalho 24
9 A Comunicação no Mundo Profissional 24