Português
Caraterização
A disciplina de Português integra-se na Componente de Formação Sociocultural sendo,por isso, comum a todos os cursos. Visa a aquisição de um corpo de conhecimentos e o desenvolvimento progressivo de competências que capacitem os jovens para a reflexão e o uso da língua materna. Assim, a aula de Português deve desenvolver os mecanismos cognitivos essenciais ao conhecimento explicito da lingua bem como incentivar uma comunicação oral e escrita eficaz ,preparando a inserção plena do aluno na vida social e profissional , promovendo a educação para a cidadania , contribuindo para a formação de um bom utilizador da lingua , habilitando-o a ser um comunicador com sucesso e um conhecedor do seu modo de funcionamento , sujeito que se estrutura que constrói a sua identidade através da linguagem para poder agir com e sobre os outros,interagindo.
Esta disciplina permitirá também que, no final do curso , o aluno seja capaz de interagir, oralmente e por escrito ,receptiva e produtivamente , de forma adequada , nas situações de comunicação dos dominios gregários, transaccional e educativo, fundamentais pata uma integração plena na sociedade, nomeadamente na resolução de questões da vida quotidiana.
Saber ouvir e compreender e saber expressar as suas opinões ,receios,vontade ,sentimentos,é vital para assegurar uma boa participação na sociedade em que estamos inseridos. Importa ,pois,educar para a compreensão mútua entre interlocutores , condição primordial do agir comum. Neste sentido ,reveste-se de particular importância promover a produção de textos orais e escritos adequados aos contextos comunicativos em que eles se realizam ,tendo em consideração todos os elementos intervenientes ,designadamente os referentes a espaços ,interlocutores,tipos de textos, realização linguisticas e estratégicas de comunicação.
A aula de Português deve ser, pela especificidade da disciplina ,um espaço de transverdalidade cultural e linguística , na sua condição de suporte estruturalmente integrado nos outros saberes. Exige,pois, um investimento significativo ma promoção de situações de aprendizagem que efectivamente desenvolvam os conhecimentos e as aptidões , linguísticas dos alunos e aperfeiçoem técnicas e instrumentos concebidos numa perspectiva multidimensional , integradora e transdisciplina.
A aula de lingua materna deve ser, fundamentalmente, orientada para a consciência e fruição integral da lingua.
Competências a Desenvolver
As competências nucleares da disciplina são as seguintes: Compreensão Oral, Expressao Oral, Expressão Escrita, Leitura e Funcionamento da Língua. O programa desenvolve-se em torno destas competências estratégica e a formação dos alunos para a cidadania, trasversais ao currículo.
O desenvolvimento das competências nucleares, necessário à formação dos alunos para uma cidadania plena, pressupôe e exige um conhecimento, uma consciência linguística e uma dimensão estética da linguagem e assenta num modelo de comunicação, entendido enquanto acção, com duas competências em interação: a de comunicação e a estratégica.
A competência de comunicação compreende as competências linguísticas, discursiva/textual, o sociolinguística e estratégica. A escola deverá promover, no âmbito da consciência linguística, o conhecimento do vocabulário, da morfologia, da sintaxe e da fonologia/ortografia; no que respeita a competência discursiva/textual, o conhecimento das convenções que subjazem à produção de textos orais ou escritos que cumpram as propriedades da textualidade; quanto à competência sociolinguística, o conhecimento das regras socias para contextualizar e interpretar os elementos linguísticos e discursios/textuais; em relação á competência estratégica, o uso de mecanismos de comunicação verbais ou não verbais como meios compensatórios para manter a comunicação e produzir efeitos retóricos.
A competência estratégica, transversal ao currículo, envolve saberes procedimentos e contextuais (saber como se faz, onde, quando e com que meios) que fazem do aluno um sujeito activo e progressivamente mais autónomo no processo de organização da informação (apontamentos de ficheiros; conhecimentos sobre a utilização de instrumentos de análise, processadores de texto e bases de dados, correio electrónico e produção de registos áudio e vídeo.
A formação dos alunos para a cidadania, competências transversal ao currículo, é também uma competência do Português, já que a sua inserção plena e consciente como cidadão passa por uma compreensão e produção adequada das funções, instrumental, reguladora, interaccional, heurística e imaginativa da linguagem. A tomada de consciência da personalidade própria e dos outros, a participação na vida da comunidade, o desenvolvimento de um espírito crítico, a construção de uma identidade pessoal, social e cultural instituem-se como eixos fundamentais nesta competência. Estes factores implicam a promoção de valores e atitudes conducentes ao exercício de uma cidadania responsável num mundo em permanente mutação, onde o indivíduo deve afirmar a sua personalidade sem deixar de aceitar e respeitar a dos outros, conhecer e reivindicar os seus direitos, sem deixar de conhecer e cumprir os seus deveres. Trata-se, em suma, de levar o indivíduo-aluno a saber viver bem consigo e com os outros.
Elenco Modular
Número | Designação | Duração de referência (horas) |
1 | Textos de Carácter Autobiográfico | 30 |
2 | Textos Expressivos e Criativos e Textos Poéticos | 24 |
3 | Textos dos Media 1 | 24 |
4 | Textos Narrativos/Descritivos 1 | 27 |
5 | Textos dos Media 2 | 21 |
6 | Textos Argumentativos | 27 |
7 | Textos de Teatro 1 | 24 |
8 | Textos Narrativos/Descritivos e Textos Líricos | 36 |
9 | Textos Líricos | 24 |
10 | Textos épicos e Textos épico-lírico | 36 |
11 | Textos de Teatro 2 | 21 |
12 | Textos Narrativos/Descritivos 2 | 24 |